top of page

Antes de empreender em negócios, empreenda em você.

Atualizado: 29 de out. de 2021


Se você pensa em empreender, antes de tomar qualquer atitude precisa ter pleno conhecimento sobre você mesmo, sobre suas habilidades e sua debilidades.


Eis que você teve uma “ideia brilhante” que vai revolucionar o mundo, pelo menos o seu, e resolve empreender. Muito bem, você investiu recursos próprios ou de terceiros, empenhou tempo e energia. Considerando que você planejou, teve capital de giro, calculou os riscos e os assumiu; se qualificou e teve lucro. Porém, em um determinado momento, percebe que não mudou o mundo como imaginava por um motivo simples: não está feliz mesmo com sucesso no seu negócio.



Isso pode ter algumas explicações de ordem estratégica/empresarial e pessoais. Aqui vou focar em uma bastante plausível, porém pouco explorada: o autoconhecimento. Para empreender não basta ter uma “ideia brilhante”, é fundamental ter competências comportamentais e padrões mentais que alimentem a sua veia empreendedora.



Recentemente, um parceiro me disse estar com esgotamento físico e mental devido ao volume de tarefas desproporcional à capacidade de execução e já admitiu precisar da figura do chefe como autoridade externa para cumprir prazos e tarefas. Ou seja, ele apesar de já estar fora do mundo corporativo desde 2017 ainda tem o mindset de funcionário, mesmo tendo saído de forma planejada para empreender.



Vê como o autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso como empreendedor? Além de identificar os seus pontos fortes e fracos para agregar pessoas complementares, é fundamental conhecer os seus padrões mentais e de comportamento pois eles vão impactar e muito a sua vida. Ao identificar assim como o meu parceiro que tem essa necessidade de autoridade externa de um líder então invista no seu desenvolvimento pessoal de forma direcionada ao desenvolvimento da auto-liderança, gestão emocional, identificação de sabotadores, mindset empreendedor. Se possível antes do seu negócio, mas se não for assim , sem problemas, faça assim mesmo! Há diversas instituições e profissionais capacitados para isso.



Outra chave fundamental ao empreender: clareza do seu propósito pessoal! Se o propósito do seu negócio estiver desalinhado com o seu, está a um passo da frustração, mas há sempre formas de retomar o rumo. Por exemplo, quando eu tomei a decisão de empreender, minha ideia era estar perto da minha filha (na época estava grávida) e a partir dessa definição, toda e qualquer decisão e/ou estratégia é subordinada ao propósito de estar presente com elas (depois disso tive mais 2) e ter qualidade de vida. Sim há dias em que trabalho mais de 10h, mas também há os que trabalho meio período, em que só atendo, faço day off, enfim. Eu parto da premissa que o meu negócio precisa se adaptar a minha vida, afinal se eu resolvi empreender há de ser agradável e não algo que me agrida!



É uma doce ilusão acreditar que empreender vai te dar a vida dos sonhos.



Empreender vai te ajudar a tornar os seus sonhos realidade e a mostrar o que tem de melhor ao mundo.



Para isso, é preciso ter clareza dos seus sonhos e de qual é a sua realidade: muitas vezes é mais assertivo adaptar os sonhos para transformá-los em metas relacionadas à realidade atual, enquanto se constrói a desejada, do que insistir em algo que naquele momento não se encaixa dentro das possibilidades.



Invista sempre no seu desenvolvimento pessoal, especialmente nas soft skills, pois são elas que vão tornar o seu negócio uma forma de efetivamente mostrar o que tem de melhor ao mundo de maneira congruente, conectada e integrada com quem você é.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page